Cada vez mais os produtores buscam alternativas para que a produção de leite seja mais econômica e competitiva, o único caminho é o aumento da produtividade. Isso exige uma reformulação de conceitos ultrapassados e um novo enfoque da assistência técnica.
PARA ISSO PREPARAMOS ALGUMAS DICAS QUE VÃO FAZER COM QUE SUA PRODUÇÃO DE LEITE AUMENTE, JUNTO COM OS SEUS LUCROS.
1. Fornecer a cada animal o que ele precisa de acordo com a produção esperada
Cada animal devido a sua genética, pré-disposição, peso e idade, tem uma necessidade alimentar. O balanceamento dos nutrientes como proteína, energia e fibra, faz com que exploremos o máximo de cada animal sem prejudicar sua saúde, ou seja a alimentação varia conforme cada fase do animal.
2. A água é um dos nutrientes mais importantes para vacas leiteiras
Isso se deve ao fato que 87% do volume de 1 litro de leite é composto por água e que, para cada litro de leite produzido há um consumo correspondente de 4 litros de água, podendo dobrar no verão. Portanto, fornecer sempre água limpa e à vontade.
3. A vaca leiteira tem um enorme gasto calórico
Isso gera um stress térmico, principalmente no verão. Para evitar prejuízos é necessário que as vacas tenham ventilação e refrigeração adequada. Se necessário, grandes ventiladores industriais devem ser colocados nos dias quentes.
4. Combate a Tristeza Parasitaria
A Tristeza Parasitária Bovina é uma doença infecciosa parasitária, transmitida principalmente pelos carrapatos e moscas, as perdas econômicas são devastadoras e ocorrem pela influência que a doença exerce no crescimento e desenvolvimento desses animais, gerando grandes perdas na produção de carne e leite, além dos distúrbios reprodutivos e principalmente à mortalidade dos animais.
Indicamos como tratamento o nosso KIT TRISTEZA. Composto por 4 produtos que aplicados em conjunto promovem uma excelente eficácia no tratamento. A associação de Pirosan e Oxitec irá combater os agentes etiológicos (Babesia e Anaplasmose). O Rubralan e o Ferron B12, são indicados para o tratamento e suporte, atuando na formação de hemácias, o que garante uma rápida melhora do quadro de anemia e no estado geral do animal.
5. De nada adianta o animal ter alta capacidade de produzir leite se ele ficar doente
Portanto, cuidar da saúde é um passo básico para obter êxito na atividade. Vacinações e vermifugações periódicas, limpeza no manejo de ordenha e cuidados gerais com os animais são essenciais. Em casos de mastites, é essencial tratar o animal com o produto certo, no período certo.
Para as vacas no período seco, é indicado o NEOMASTIC, sua fórmula possui associação sinérgica de antibióticos de grande atividade sobre os germes resistentes a outros medicamentos.
Para as vacas que estejam em período de lactação, é indicado o MASTICAL, o qual possui excelente ação devido à associação de antifúngico, antimicrobiano e anti-inflamatório.
6. Moscas causam stress e queda na produção de leite
A infestação de moscas é um problema de manejo, ocorre devido às práticas de limpeza, higienização, saneamento e manutenção adotadas, bem como das próprias condições climáticas e sazonais da região. É comum no rebanho leiteiro problemas com Mosca dos Chifres. Para controlar essa infestação é indicado o uso de produtos como, GADO LIMPO (Clorfenvinfós + DDVP) ou CIPERMETRINA (Cipermetrina).
7. Doenças de Casco
As lesões de casco estão entre os principais problemas da pecuária de leite devido à alta prevalência e aos prejuízos produtivos e econômicos que elas causam.
As lesões de cascos são responsáveis por aproximadamente 90% das claudicações em vacas leiteiras.
Indicamos como tratamento parenteral a aplicação de OXITEC, que é um antibiótico de amplo espectro contra bactérias Gram positivas e Gram negativas, com excelente penetração nos cascos melhorando significativamente a podridão dos cascos. Possui em sua fórmula um anestésico local que diminui a dor no local da aplicação.
Outra opção para tratamento é a aplicação do PENCIL PRONTO, antibiótico com alta concentração de Penicilina Procaína, de ação rápida e efeito imediato. Contém o Piroxican, anti-inflamatório não esteroide que reduz a inflamação e a dor no local.
Seguindo essas dicas certamente seu rebanho terá melhor desempenho e com isso sua produção de leite irá aumentar junto com os seus lucros.
Fonte: http://calbos.com.br/dicas-para-aumentar-a-producao-de-leite/